Google inaugura nova sede do seu Centro de Engenharia em Belo Horizonte
Nova sede permitirá que buscador dobre o número de engenheiros envolvidos em projetos globais, como a busca.
"A expectativa a médio prazo é duplicar o tamanho (do centro) porque o Google tem uma confiança muito grande no capital humano brasileiro" e no potencial "de investimento em projetos crÃticos para os usuários no mundo todo", disse o diretor de Engenharia do Google para a América Latina, Berthier Ribeiro-Neto.
O centro opera na capital mineira desde 2005, quando o Google comprou a startup mineira de busca Akwan, fundada por Ribeiro-Neto e outros professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi a primeira aquisição do Google fora dos Estados Unidos.
O centro conta com 110 jovens engenheiros de seis nacionalidades, com idades entre 25 e 30 anos. Os funcionários brasileiros são naturais de 12 diferentes estados. Eles trabalham em projetos como a busca, permitindo que um a cada dez resultados oferecidos ao usuário chegue a ele por esse processo de modificação especÃfica.
Na opinião de Ribeiro-Neto, a expansão do Google em Belo Horizonte fortalece a imagem da cidade como o Vale do SilÃcio brasileiro.
O presidente do Google Brasil, Fabio Coelho, afirmou que "o ecossistema digital ficou mais inclusivo e eficiente" com o centro, uma prova de que a crise econômica é "algo passageiro" e que as multinacionais ainda apostam em seus investimentos.